Borracha de farneseno líquido usado em pneus de carro pela primeira vez

Borracha de farneseno líquido usado em pneus de carro pela primeira vez

Kuraray Co., Ltd. (Sede: Chiyoda-ku, Tóquio, Presidente: Masaaki Ito; "Kuraray") anunciou hoje que a  Sumitomo Rubber Industries, Ltd. adotou a borracha de farneseno líquido (LFR) como um aditivo para melhorar o desempenho para uso na produção do último pneu de inverno sem pino WINTER MAXX 02. LFR é uma borracha líquida desenvolvida pela Kuraray usando um novo monômero dieno derivado biologicamente do farneseno, da Amyris, Inc. (Nasdaq: AMRS). Esta é a primeira vez que ele está sendo usado em pneus.

A Kuraray descobriu uma variedade de vantagens únicas da LFR e, no futuro, continuará otimizando sua estrutura molecular para desenvolver novas aplicações que atendam aos diversos requisitos de desempenho dos clientes, indo além dos pneus.

 

1. Histórico

Em 2011, concluímos um acordo de desenvolvimento conjunto com a empresa norte-americana de biotecnologia Amyris, Inc. e criamos em conjunto uma tecnologia que refina o material de biomassa farneseno da Amyris, até um nível de pureza adequado para polimerização, bem como uma tecnologia que sintetiza LFR. Descobrimos relações entre várias propriedades ao combinar a estrutura molecular de LFR com compostos de borracha e começamos a fornecer LFR para fabricantes de pneus. E, recentemente, após o sucesso desta parceria, em dezembro de 2016, a Kuraray e Amyris assinaram uma extensão de colaboração plurianual, que inclui o marketing conjunto de produtos para a indústria e clientes finais.

Desenvolvemos especialmente o LFR usado no último pneu de inverno sem pino da Sumitomo Rubber WINTER MAXX 02. Combinando o LFR com compostos de borracha, melhoramos o desempenho de aderência no gelo em pneus a baixas temperaturas, impedindo o endurecimento de compostos de borracha ao longo do tempo, ajudando assim a manter o desempenho do pneu.

 

2. Características do LFR

Esta borracha líquida usa farneseno fabricado a partir de cana-de-açúcar usando tecnologia de fermentação.

A viscosidade é muito mais baixa em comparação com o conteúdo de borracha líquida a base de isopreno. Quando usado como aditivo em compostos de borracha, confere alta plasticidade. Além disso, mantém uma excelente flexibilidade mesmo em baixas temperaturas e melhora o desempenho de aderência ao gelo.

Graças ao seu ótimo peso molecular, o LFR reage completamente com a borracha sólida durante a vulcanização, o que, ao contrário de um óleo, que migraria para a superfície da borracha ao longo do tempo, e impede o endurecimento, permanecendo ligado. Portanto, seu desempenho de aderência ao gelo é mantido a longo prazo.

A LFR possui uma estrutura de escova altamente ramificada com cadeias moleculares que não se enredam facilmente entre si. Além disso, uma ligação dupla altamente reativa na extremidade de cada ramo garante que, quando vulcanizada, o LFR reage completamente com a borracha sólida e solidifica.

 

Sobre Amyris, Inc.

A Amyris é a empresa integrada de produtos renováveis que está permitindo que as principais marcas do mundo consigam um crescimento sustentável. A Amyris aplica suas inovadoras soluções de biociência para converter açúcares de plantas em moléculas de hidrocarbonetos e produzir ingredientes especiais e produtos de consumo. A empresa está entregando seus produtos No Compromise® em vários mercados, incluindo produtos químicos de especialidade e desempenho, sabores e fragrâncias, ingredientes cosméticos, produtos farmacêuticos e nutracêuticos. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em www.amyris.com.